(11) 3107-4788 edipro@edipro.com.br     

Lançamento: Nietzsche ganha biografia inédita no Brasil pelas mãos de um dos seus mais respeitados estudiosos

Nietzsche - Uma Biografia - 9788572839341A biografia de Hollingdale continua sendo o melhor relato sobre a vida e as obras de Nietzsche para os estudiosos do grande filósofo. Esta biografia clássica foi publicada originalmente na década de 1960 e recebida com entusiasmo na época. Há tempos fora das livrarias, é relançada agora com seu texto atualizado à luz das pesquisas mais recentes. A biografia narra a evolução intelectual de Nietzsche e discute sua amizade e rompimento com Wagner, sua postura em relação a Schopenhauer e sua dívida para com Darwin e os gregos.  Acompanha o período de sua maturidade e seu colapso mental em 1889. A última parte do livro aborda o surgimento da lenda em torno de Nietzsche durante seus anos de loucura.

J. Hollingdale, um dos mais proeminentes tradutores de Nietzsche, permite ao filósofo falar por si mesmo numa tradução que transmite a vivacidade e o virtuosismo dos vários estilos de Nietzsche. Este é o livro ideal para qualquer pessoa interessada na vida e obra do filósofo que queira descobrir por que ele é uma figura tão significativa para o pensamento moderno. R. J. Hollingdale traduziu e editou diversos textos de Nietzsche, assim como de outros renomados pensadores alemães. Hollingdale fez parte da equipe editorial do jornal britânico The Guardian por mais de vinte anos e escreveu resenhas literárias para este jornal e para a revista inglesa The Times Literary Supplement.

“Há um terço de século, a biografia honesta, esclarecida, digna e, acima de tudo, profundamente humana de Nietzsche escrita por Hollingdale tem proporcionado aos estudantes (…) uma fonte confiável sobre a vida de um dos mais importantes pensadores da era moderna e uma valiosa introdução à evolução de seu pensamento. Desde a sua primeira publicação, novas edições dos escritos de Nietzsche, novos documentos a respeito de sua vida e novas interpretações de sua filosofia alteraram profundamente a imagem que fazemos dele. Mas o esforço resoluto de Hollingdale para identificar uma base sólida de fatos verificáveis e autoridade textual, e para distinguir entre biografia e lenda, filosofia e distorção, não é menos oportuno hoje do que era em 1965. Esta nova edição – que passou por uma revisão de estilo e foi totalmente corrigida e atualizada em seu contexto, além de receber um novo prefácio e um importante apêndice contendo uma visão geral dos progressos recentes acerca de Nietzsche no meio acadêmico – deve prover às novas gerações de alunos a orientação, o discernimento e a simpatia crítica necessários para enfrentarem os desafios apresentados ao mundo contemporâneo por Nietzsche, e por aqueles que alegam representá-lo.”

Sobre o autor: R. J. HOLLINGDALE é um dos mais admirados tradutores de Nietzsche, disseminou amplamente as obras deste filósofo por meio da tradução de onze de seus livros, três dos quais já foram publicados pela Cambridge University Press (Aurora, Considerações intempestivas e Humano, demasiado humano).

close